terça-feira, 13 de julho de 2010

Colômbia em um Segundo











Pois é, fui pra Colômbia. Três meses, na verdade dois meses e duas semanas. Foi super corrido, super impulso, super intenso, super bom. Apesar de ter sido curto tive muitas idéias de relatos a fazer durante a viagem, mas o timing não era propício. Simplesmente não queria a companhia do computador. Vou contar um pouquinho, depois talvez retome de novo o tema.










Meu primeiro carimbo no passaporte foi para morar em uma cidade que nunca tinha ouvido falar: Ibagué, no distrito de Tolima. Fui trabalhar em um projeto social do governo colombiano com mais 30 intercambistas. Primeira semana em Bogotá, depois cada um pra seu rincão no país.







Eu fui junto com uma chilena trabalhar na Acción Social em Ibagué. Moramos em casa de aiesecos, depois conseguimos um quarto para morarmos juntas, em uma casa de uma senhora que alugava pra estudantes da universidade. Passamos um mês dormindo em colchão no chão. Não podiámos cozinhar, o banho era de água fria.






Foi uma das experiências mais exaustivas e ao mesmo tempo mais marcantes da minha vida morar essas esparsas semanas com Natália. Ela, uma hispano-hablante; eu uma menina que por mais que falasse espanhol não tinha o traquejo; ela uma estudante antrópologa que abandonou tudo em Santiago do Chile para empreender uma viagem pela América Latina para visitas comunidades indígenas, vivendo do seu artesanato hippie; eu, administradora formada, não coloco meu pé pra fora de casa sem um objetivo. Com essa essa chilenita aprendi muito sobre aproveitar mais a vida e deixar que ela siga seu curso.







Meu trabalho era viajar por todo o departamento, visitando as equipes dos projetos nas comunidades e fazendo atividades de motivação e formação de equipes, com visitas às comunidades atendidas pelo projeto. Foi minha primeira experiência, ainda que não tão intensa quanto eu pensava, de estar no meio comunitário, e escutar suas demandas, seus anseios, suas alegrias e tristezas. Essa experiência me fez querer mais dessa realidade de impacto direto em comunidades.



Com meus passeios, descobri que a Colômbia é fantástica: o povo é extremamente acolhedor, as cidades que visitei são belíssimas, podendo eu encontrar o frio em Bogotá, praias caribenhas de água azul na costa, floresta amazônica, meio rural no leste cafeteiro... Bueno, para decir todo: Colombia, el riesgo es que usted quiera quedarse. Nasceu em mim uma grande vontade de conhecer mais da América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário