segunda-feira, 27 de julho de 2009

Liderança na AIESEC

Olá, meu nome é Lubianca, seja bem-vindo!

Esse blog é para versar sobre a procura por intercâmbio, minha experiência na AIESEC e, se Deus quiser, falar sobre o país e o intercâmbio que eu vou viver daqui há umas semanas. Com ele pretendo dividir um pouco de tudo o que estou aprendendo a respeito desse tema tão interessante, que é o intercâmbio e como ele pode ser uma forma para desenvolvimento pessoal como nenhuma outra.


Atualmente estou procurando uma vaga de intercâmbio pela AIESEC. Ok, explicação básica: a AIESEC é uma ONG de jovens estudantes universitários que visa ao desenvolvimento de liderança jovem pra exercer um impacto positivo na sociedade. Algumas das formas pelas quais ela atinge isso são experiências de equipe e liderança dentro da organização, experiências de intercâmbio profissional com empresas e organizações parceiras, e interação com a rede de pessoas no mundo, através de conferências, contato com estrangeiros na sua cidade, etc. É uma experiência fascinate, pena que quando comecei eu não tenha feito um blog.


Entrei nesta organização em 2005, com o objetivo de fazer intercâmbio. Entretanto me apaixonei pela experiência e me candidatei para um cargo de liderança, que era um trabalho part-time voluntário onde eu gerenciava três outras meninas para entregar o processo seletivo da AIESEC em Porto Alegre, escritório ao qual eu estava filiada. Durante essa experiência eu ainda trabalhava 40 horas por semana e fazia faculdade todas as noites, o que dificultou o trabalho. Mas ao final eu vi que na verdade foi a melhor experiência que eu vivi naquele período, que em cerca de dois meses eu me desenvolvi mais naquilo do que qualquer outra coisa que estivesse fazendo. Com base nisso decidi desacelerar minha formatura, sair do meu estágio e assumir uma oportunidade de liderança mais extensa: em 2007 assumi como diretora de gestão de talentos, um cargo de um ano, também part-time, mas que tomava bastante tempo!

Durante esse ano trabalhei com uma equipe que foi mudando ao longo do ano: começou com cinco pessoas, sendo uma das meninas chilena, e terminou com uma equipe de seis pessoas. Essa equipe constituía a diretoria da AIESEC em Porto Alegre, e como tal era responsável por definir o planejamento de atividades do escritório, as metas, e dirigir um grupo de cerca de 60 pessoas para atingir esta visão. Descobri muito a respeito de mim mesma e me apaixonei por essas pessoas, com quem mantenho contato até hoje, mesmo cada um estando em um canto do mundo: França, Romênia, Ilhas Maurício...


Além disso eu também era responsável pela área de gestão de talentos. Durante esse ano passaram 19 pessoas por essa equipe, quando a equipe estava no máximo de sua capacidade cheguei a gerenciar 12 pessoas de uma vez só. Também abri novas posições intermediárias de liderança, duas coordenadorias. Aprendi muito sobre ouvir os demais, manter a calma, planejar e garantir execução, garantir um clima bom de trabalho. Também tive muitas alegrias e resultados que me gratificam muito pessoalmente, com a área sendo considerada uma das melhores ao longo do ano na AIESEC no Brasil, a implementação de todos os processos, aumento na retenção, no número de membros...

Com essa experiência me aproximei mais do escritório nacional, que basicamente dá suporte aos escritórios locais, como o que eu estava trabalhando, para atingir seus resultados. Em 2008 eu sou selecionada para trabalhar em São Paulo, na diretoria nacional da AIESEC. Muitos desafios: é o ano do Congresso Internacional da AIESEC (evento que reúne as diretorias dos mais de 100 países onde a AIESEC está localizada), no 60º aniversário da organização. E o evento vai acontecer no nosso país. Além disso é um desafio muito grande assumir após a equipe anterior, que havia atingido mais de 300 intercâmbios, mais de 20 escritórios, 2.000 membros. Foda né?!

Entre junho de 2008 e junho de 2009 fui diretora de Gestão de Talentos da AIESEC no Brasil. Foi uma experiência fantástica, fiz coisas que nunca me imaginaria possível há pouco tempo atrás. Facilitei treinamentos para mais de 500 pessoas, defini as diretrizes da área para 30 entidades, vi a AIESEC finalmente conseguir atingir a região Norte do país (até então tinhámos presença no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), dei suporte para que pessoas se desenvolvessem e desempenhassem melhor suas atividades, dei minha contribuição para uma equipe de mais de 10 pessoas das mais diversas partes do país, interagi com pessoas de muitos outros países e conheci muito mais do meu próprio país. E tudo isso morando na mesma casa que os demais da minha equipe, dividindo sonhos e também agruras. Aos que ainda se encontram dentro da AIESEC, sempre que falo da minha experiência penso que os demais podem pensar que eu estou fazendo lavagem cerebral para que mais pessoas também se candidatem, e aí lembro das palavras (um pouco adaptadas) do Conrado, meu chefe durante esse período: essa experiência não é para todos, mas para quem é essa experiência é maravilhosa. E pra mim foi.


E atualmente, cá estou eu de volta à Porto Alegre! Mas não por muito tempo espero: ainda não terminei minha já extensa experiência, e quero fazer ainda um intercâmbio. Estou pesquisando por vagas com os parceiros, mandando inscrições, fazendo entrevistas, estudando sobre intercâmbio... E claro, retomando contatos com os amigos e família na minha cidade! :)

No próximo post quero compartilhar um pouco sobre o que estou aprendendo sobre a busca do intercâmbio, o que funciona e não funciona, o que estou lendo... Espero que seja útil pra você, AIESECo ou apenas interessado em fazer sua própria viagem pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário